domingo, 3 de maio de 2009

Historico da Confraria do Charuto - Porto Alegre

A Confraria do Charuto de Porto Alegre foi fundada em 1995. O primeiro redator da Ata de Fundação foi o jornalista e advogado José Antônio Pinheiro Machado. Atualmente, conta com um número de aproximadamente 100 charuteiros (mailing), sendo que normalmente o quorum é de 50 pessoas. As reuniões são mensais, sempre na primeira segunda-feira de cada mês. O objetivo é a troca de informações sobre a arte de degustação dos puros, bem como eventuais harmonizações com bebidas e charutos. A Confraria conta com a assessoria técnica do especialista Antônio Oliveira, proprietário da Puros Tabaccos, hoje o melhor "cigar lounge" da Região Sul do país. Ao longo dos meses, recebemos visitas de fabricantes que nos apresentam os lançamentos de bitolas, blends de puros fabricados no Brasil. Em 2006 um pequeno grupo de integrantes da Confraria do Charuto participou do Festival Del Habano em Cuba (já participei 03 vezes). Fomos à Pinar del Rio, Vuelta Abajo (melhor solo do mundo) e fomos recebidos por Don Alejandro Robaina (o embaixador dos puros cubanos para o mundo). Além disso, em setembro de 2006, estivemos na República Dominicana, onde fomos recebidos pelo Presidente da Davidoff, Sr. Hendrik Kelner. Agora em novembro de 2007, fomos convidados para participar do Festival Partagás, que se realizará em Havana. Estamos formando um grupo para participar do importante evento que reúne fumadores de várias partes do planeta.

Ao redor do mundo, existem vários clubes de fumadores, principalmente na Europa e Estados Unidos. O Brasil é hoje considerado um grande fabricante de charutos, pelo seu "terroir" na região do Recôncavo Baiano.

Atualmente, a Confraria do Charuto de Porto Alegre é formada por empresários, profissionais liberais, sendo que sua maioria é formada por advogados, médicos e publicitários. O objetivo da Confraria do Charuto de Porto Alegre é reunir os apreciadores da nobre arte de degustação de charutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário